Em ampliação, Centro de Oncologia do Hospital Gracinha de Canoas aumentará atendimentos em 25%

O Centro de Oncologia do Hospital Nossa Senhora das Graças está passando por reformas de melhorias. Já foram inaugurados, na última semana, novos consultórios, dobrando o número de salas de três para seis. Ao final das obras, serão nove. A ampliação ocorre sem a necessidade de interromper os atendimentos. Assim, a média de agendamentos já saltou de 680 em abril para 850 atualmente, o que representa um aumento de 25%.

O prédio do Centro de Oncologia foi inaugurado em 2012, em parceria com a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas. Em março de 2021, o Instituto Kaplan, referência em tratamento oncológico no Rio Grande do Sul e coordenado pelo especialista Gilberto Schwartsmann, passou a gerir o serviço, disponibilizando mais oito médicos ao Centro, inclusive hematologista.

Dr. Gilberto Schwartsmann

Responsável técnica da Kaplan em Canoas, a oncologista Andressa Azeredo destaca que a prioridade da gestão era a ampliação do atendimento: “É muito importante que o paciente com câncer tenha acesso rápido e facilitado à consulta e ao tratamento. Por isso, os novos consultórios foram os primeiros a ficarem prontos. Após o credenciamento na regulação, em uma semana ele está chegando aqui”.

Também foram ampliados os pontos de infusão de medicação, que podem atender tanto pacientes oncológicos como em tratamento de doenças reumáticas. “São medicamentos diferentes, mas que precisam da mesma estrutura para se aplicar. Agora temos três camas para pacientes que precisam se deitar durante o processo e mais 15 poltronas”, explica a médica. “Canoas é uma cidade grande, que já tem alta demanda de oncologia e isso tende a aumentar com o envelhecimento da população. Por isso, é fundamental haver um centro de referência aqui”, conclui Andressa.

Identidade com Canoas

A reforma começou em abril e deve ser finalizada no próximo mês, ampliando a área total do prédio de 280 para 400 metros quadrados. Já foi possível o aumento de parte da recepção, para que os pacientes possam aguardar pelas consultas dentro do espaço, com conforto e seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19.

Também estão sendo feitas melhorias de infraestrutura e acabamentos diferenciados: uma linha pelo teto com indicação dos caminhos até consultórios e serviços para guiar os pacientes e adesivagem que lembrará pontos emblemáticos de Canoas, como a Praça do Avião. “É um modo de criar identidade e trazer autoestima aos canoenses que buscam o serviço, pois o paciente de câncer já chega fragilizado emocionalmente, a família também, e ter um ambiente hospitalar acolhedor, agradável ajuda”, pontua Andressa.

Dr. Paulo Morassutti
Prefeito Jairo Jorge

A soma dos investimentos, incluindo a informatização de todos os processos – agendamentos, prontuários e prescrições –, chega a R$ 450 mil. Na fase inicial desta cooperação, o local atende exclusivamente ao Sistema Único de Saúde.  A entrada do Instituto Kaplan no Hospital Nossa Senhora das Graças, teve a participação decisiva do prefeito Jairo Jorge e do médico cirurgião Paulo Morassutti, parceiro do Instituto Kaplan.

Fonte: Escritório de Comunicação PMC

Deixe um comentário