AstraZeneca anuncia resultado promissor de tratamento contra covid-19

O grupo farmacêutico anglo-sueco AstraZeneca anunciou nesta sexta-feira, 20, resultados promissores de um tratamento contra a covid-19 que reduz de maneira significativa o risco de desenvolver a forma sintomática da doença em pacientes com condições frágeis.

Segundo o estudo de fase final feito em grande escala, o tratamento – que é uma combinação de dois anticorpos de  ação prolongada – reduziu esse risco em 77% em comparação com o placebo, quando administrado em pacientes que ainda não haviam sido expostos ao coronavírus.

Nenhum paciente que recebeu o remédio, chamado de AZD7442, desenvolveu a forma grave da doença. Enquanto isso, no grupo do placebo, três pacientes tiveram sintomas graves e dois deles morreram

O resultado coloca a farmacêutica no caminho para potencialmente oferecer uma alternativa às vacinas para as pessoas com sistema imunológico enfraquecido. A maioria dos participantes tinha doenças crônicas, incluindo algumas ligadas a uma resposta imunológica diminuída com a vacina.

Segundo os pesquisadores, o medicamento pode ser usado principalmente como tratamento preventivo para esses pacientes para os quais as vacinas podem não ser muito eficazes. A droga também seria uma alternativa para transplantados de órgãos.

A empresa disse que os resultados ainda serão avaliados por pares e os usaria para apoiar um processo regulatório para o medicamento.

Deixe um comentário