14.6 C
Porto Alegre
2 de julho de 2022

Boris Johnson diz que Rússia pode vencer guerra na Ucrânia…

O premiê britânico propôs enviar tanques para que a Polônia passasse seus próprios tanques para a Ucrânia…

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou que existe uma “possibilidade realista” de a Rússia vencer a guerra contra a Ucrânia. A declaração, dada durante viagem do premiê à Índia, foi a 1ª de um líder do Ocidente dizendo que a Rússia pode vencer o conflito. Johnson acrescentou que a situação é “imprevisível” e que a Rússia está disposta a “moer” os ucranianos.

A fala vai de encontro da declaração do presidente norte-americano, Joe Biden, na 5ª feira (21.abr.2022). Biden afirmou que o presidente russo, Vladimir Putin, não conseguirá dominar e ocupar toda a Ucrânia. “Ele não vai. Isso não vai acontecer”, disse o presidente.

Além de falar da possibilidade de Putin vencer a guerra, Johnson afirmou que o conflito pode continuar até o final do ano.

Em março, o primeiro-ministro já havia comentado sobre uma possível vitória de Putin, o que representaria uma “nova era de intimidação” em todo Leste Europeu.

“O fim da liberdade na Ucrânia significará a extinção de qualquer esperança de liberdade na Geórgia e depois na Moldávia”, disse o premiê britânico em conferência do partido conservador na cidade de Blackpool.

Apesar disso, Johnson reconheceu o “sucesso do presidente Zelensky“ ao afastar as tropas russas de Kiev, anunciando a retomada das atividades da embaixada britânica na capital.

ENVIO DE TANQUES À POLÔNIA

O Reino Unido propôs enviar tanques de guerra para que a Polônia pudesse passar seus próprios tanques para a Ucrânia. Segundo Johnson, os países ocidentais têm de procurar estratégias para intensificar a “pressão” sobre Putin.

A declaração foi dada depois de o general russo Rustam Minnekayev dizer que Moscou queria o controle total do sul da Ucrânia. O controle da região dá ao exército russo o acesso a uma parte separatista da Moldávia ocupada pela Rússia.

- Patrocinado -

Artigos Relacionados

Fique conectado

2,758FãsCurtir
2,655SeguidoresSeguir
856InscritosInscrever

Últimas Notícias