16.5 C
Porto Alegre
14 de agosto de 2022
-Patrocinado-

Canoas abriu mais de 3,6 mil novos postos de trabalho com carteira assinada de janeiro a novembro de 2021

Canoas criou 3.624 novos postos de trabalho com carteira assinada no acumulado de janeiro a novembro de 2021, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência. Foram 39.305 admissões e 35.681 desligamentos no período.
Só em novembro, o município registrou 1.036 novas vagas de trabalho. Já de janeiro a novembro de 2020, o saldo foi negativo, com o fechamento de 1.414 empregos formais. Foram 28.498 admissões e 29.912 desligamentos.

O setor de serviços foi o grande destaque em 2021, com a geração de mais de 2.336 novos postos de trabalho formais (19.525 admissões e 17.189 desligamentos) no município. Já o segundo maior crescimento do emprego formal ocorreu no comércio, com saldo positivo de 686 empregos (10.802 admissões e 10.116 desligamentos). Em seguida, vem o setor da indústria, com 669 novos postos de trabalho (4.223 admissões e 3.554 desligamentos).

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Simone Sabin,os números positivos refletem o esforço da Prefeitura em estimular o empreendedorismo e abrir vagas de trabalho aos canoenses.

“Qualificamos o atendimento do nosso Escritório do Empreendedor e desburocratizamos os processos. Com isso, conseguimos não só atrair novos empreendimentos para o município, com investimentos que somam cerca de R$ 600 milhões, mas criar novas vagas de emprego. Também concentramos esforços para auxiliar empresas que estavam fechando suas portas por causa da pandemia e conseguimos manter postos de trabalho. Em 2022, com a retomada da economia, estamos confiantes de que vamos ter números ainda melhores”, destacou.

Quem conseguiu retornar ao mercado de trabalho em 2021 foi o Evandro Luis Severo, 40 anos, morador do Bairro Mathias Velho. Ele estava desempregado há 3 anos e conseguiu a oportunidade que tanto queria através do Feirão de Emprego, da Prefeitura de Canoas. “Minha situação estava difícil. Apenas a minha esposa com renda para sustentar os nossos dois filhos. Eu passei três anos fazendo bicos. Mas fui até o Feirão de Emprego, fiz a entrevista e logo consegui um trabalho na área que eu tinha experiência, como mecânico. Graças a Deus, agora posso unir forças com a minha esposa para dar uma vida melhor para a nossa família”, destacou.

Feirão de Emprego
Para aproximar os canoenses do mercado de trabalho e incentivar o desenvolvimento econômico, a Prefeitura de Canoas lançou em 2021 o Feirão de Emprego. O projeto atua de forma descentralizada na cidade, às quartas-feiras, em quatro subprefeituras – Nordeste, Sudeste, Noroeste e Sudoeste. No local, são disponibilizadas entrevistas de emprego junto às empresas participantes, além do cadastramento dos candidatos no Banco de Oportunidades de Canoas, que oferece, diariamente, mais de 600 vagas de trabalho. A primeira edição de 2022 está prevista para 12 de janeiro, na Subprefeitura Sudeste, no Bairro Niterói.

Banco de Oportunidades
Ferramenta online para intermediação de empregos, o Banco de Oportunidade de Canoas vem cumprindo um papel importante para aproximar empresas e profissionais que necessitam de trabalho. Desde janeiro de 2021, já foram cerca de 50 mil intermediações de mão de obra, com uma média de mais de 100 por dia. Para concorrer às oportunidades, basta cadastrar o currículo através deste link: https://sistemas.canoas.rs.gov.br/bancodeoportunidades/
Interessados também podem entregar o documento presencialmente na sede do Banco, na Rua Dr. Barcelos, 969, Centro, ou nos feirões de emprego descentralizados.

Fonte: Escritório de Comunicação – PMC

- Patrocinado -

Artigos Relacionados

Fique conectado

2,758FãsCurtir
2,655SeguidoresSeguir
856InscritosInscrever

Últimas Notícias