20.7 C
Porto Alegre
8 de dezembro de 2021
-Patrocinado-spot_img

Canoas apresenta a programação da 37ª Feira do Livro

De 1º a 12 de outubro, Canoas promove sua 37ª Feira do Livro, que ocorre em formato híbrido, com atividades presenciais e online. Realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, o evento, um dos cartões-postais da cidade, traz o tema “26 letras, infinitas conexões” e tem como patrona a escritora Lilian Rocha. A programação reúne com mais de 80 atividades confirmadas, entre mesas, palestras, atrações artísticas, sessões de autógrafos, contação de histórias, oficinas e aulas-espetáculo, e conta com a curadoria de Luciano Alabarse.

Serão mais de 90 escritores locais, nacionais e internacionais participantes: nomes como Alexandra Lucas Coelho, Anna Mariano, Ayesha Harrunda Attag, Caetano Galindo, Claudia Tajes, Cristiano Goldschmidt, Daniel Galera, Eucanaã Ferraz, Eduardo Bueno, Francisco Marshall, Heloisa Buarque, Isabela Figueiredo, Jefferson Tenório, Joca Terron, José Falero, Luís Augusto Fischer, Marcelo Labes, Nilson Souza, Paula Teitelbaum, Paulo Scott, Stenio Gardel e Toninho Vaz estão entre os destaques. A programação foi conceituada por tipos de escritas: criativas, negras, resilientes, de mulheres, poéticas, do fim do mundo, distópicas, midiáticas, urgentes, clássicas e de livraria. Esses temas pautam as Sessões de Gala, que ocorrem diariamente, às 19h, e “que trazem os nomes mais estimulantes da nossa literatura”, declara Alabarse.

As atividades presenciais acontecem na Praça da Bandeira, localizada em frente à Igreja Matriz São Luís Gonzaga. Serão 15 bancas de livreiros do município, que foram selecionados através de edital. “Fico feliz que a programação está bem diversificada, com escritores canoenses, nomes nacionais e internacionais. Estamos trabalhando para entregar uma Feira com a grandeza que a cidade merece”, destacou o secretário municipal da Cultura, Pinheiro Neto.

Lilian Rocha é a primeira patrona negra do evento

Lilian Rocha, 55 anos, é a primeira patrona negra da Feira do Livro de Canoas. “O fato de eu ser mulher negra é importante para a representatividade. Mas não é estanque. Recebi retorno de muitas mulheres negras e não negras, que se sentiram representadas com a minha eleição”, salienta Lilian. Autora de A Vida Pulsa – Poesias e Reflexões (Editora Alternativa, 2013); Negra Soul (Editora Alternativa, 2016); Menina de Tranças (Editora Moderna, 2018 e finalista do Prêmio Minuano de Literatura 2019), entre outras participações em cerca de 50 antologias brasileiras e portuguesas. Lilian é farmacêutica e atua como analista clínica há 33 anos. Nos últimos dez anos, a ocupante da cadeira 49 e diretora de Relações Sociais da Academia de Letras do Brasil – Seccional RS, dedicou-se à produção literária independente e coletiva.

Homenageados

Os psicanalistas Mário Corso e Diana Corso que, além de compartilharem a mesma profissão, também são parceiros de vida e literatura, são os homenageados desta edição. A Feira celebra as obras de Josué Guimarães, que completaria 100 anos em 2021, Walter Galvani e Decio Dalke. O encontro acontece no domingo (10/10), às 21h, com a participação de Sergius Gonzaga.

Parcerias institucionais

Marcam presença no evento as já tradicionais parcerias com as universidades de Canoas – UNIRITTER, UNILASALLE e ULBRA. Já o Sesc Canoas sedia a programação artística. A novidade deste ano é a chegada da PUCRS como parceira do evento, que, através de seu Departamento Cultural, realizará a mesa com os escritores portugueses Alexandra Lucas Coelho, Afonso Reis Cabral e Isabela Figueiredo, no dia 06 de outubro.

A produção local em evidência: durante cinco dias da programação, o público acompanha as sessões de autógrafos de escritores canoenses, que destacam a produção literária dos autores e poetas da cidade. Na abertura, o público poderá conferir o Coral de Canoas, às 16h30, na Praça da Bandeira, seguida de performance de Pedro Longes, artista canoense, que se apresenta às 18h30, no Teatro do Sesc, assim como no encerramento, que contará com a participação do COCAN.

Performances artísticas: a maratona literária é encerrada diariamente com performances de atrações como Richard Serraria, Jonatan Ortiz Borges (teatro lambe-lambe), Adriana Deffenti, Rodrigo Nassif Violão e Jazz, Glau Barros, Zé Caradípia, entre outras. No domingo, 03 de outubro, o público confere um recital em homenagem a Luiz Melodia, com a participação do biógrafo do compositor, Toninho Vaz, que lança nacionalmente a obra na feira, com participação do músico Renato Piau.

Quatro aulas-espetáculo também integram a programação: “Todas as Horas do Fim: Torquato Neto”, com Toninho Vaz; “Clarice Lispector: A Hora da Estrela”, com Ana Mariano, Deborah Mutter e Cátia Simon; “Bob Dylan, músico e poeta”, com Eduardo Bueno, e “A queda para o Alto: Caio F. e João Gilberto Noll”, com Flavio Ilha, Márcia Ivana e Cristiano Goldschmidt.

Todas as atividades da 37ª Feira do Livro de Canoas são gratuitas e a programação completa, assim como outras informações, podem ser conferidas pelo site https://www.canoas.rs.gov.br/

A 37ª Feira do Livro de Canoas é uma realização da Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com patrocínio master da Corsan, patrocínio Banrisul Vero e apoio do Grupo Soma Hospitalar. Financiamento da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

PROGRAMAÇÃO:
1º de outubro, sexta-feira:

CERIMÔNIA DE ABERTURA
Local: Praça da Bandeira Horário: 16h30
Participação Especial: Coral de Canoas – COCAN

Show de Abertura: Pedro Longes
Local: Teatro do Sesc Horário: 18h30

02 de outubro, sábado – Eu quero ver quando Zumbi chegar

Auditório Mário Corso:

Sessão Escolar | 10h – ESCRITAS CRIATIVAS (online), com Altair Martins e Luís Roberto Amabile

Sessão Pipoca | 14h30 – MESA com Paulo Paim (online), Lilian Rocha e Oscar Henrique (presencial) – Mediação: Moacyr Vargas Junior

Sessão Autógrafos Especial Patrocinadores | 16 h – CAFÉ LITERÁRIO, com Luiza de Queiroz, “Um dia de cada vez” | Oscar Henrique Marques Cardoso, “ E tudo quase se foi” | Samuel Jesus Pacheco, “Fora das sombras do Império” | Chico Neto “A Idade da Paixão” e “As Aventuras de Lucas”

Palestra “80 anos Oliveira Silveira” – Atividade Uniritter – Letícia Barbosa e convidados 

Local: Espaço Diana Cardoso – Praça da Bandeira (Rua Cel. Vicente, 1, Centro)

Sessão de Gala | 19h – ESCRITAS NEGRAS com Jefferson Tenório, Paulo Scott, Richard Serraria e Tonio Caetano – Mediação: Silvia Abreu

Sessão Extra | 20h30 – Richard Serraria no Teatro do Sesc

Espaço Diana Corso

Contação Histórias | 14h30 – Boneco Bastião: “Fala, Zumbi” – Julio Cesar Santos

Sessão MIX | 17h – PALESTRA: 80 ANOS OLIVEIRA SILVEIRA, com Letícia Barbosa e convidados UNIRITTER

Atividade Artística ao Ar Livre: Teatro Lambe-Lambe – Jonatan Ortiz Borges
________

03 de outubro, domingo – Onde queres revólver sou coqueiro

Auditório Mário Corso
Sessão Pipoca: Jean Icaro, Tobias Carvalho Elvio Bressan

Sessão Autógrafos – Café Literário
Autores: Marieta Souza – “Meia Siza Ignacia”; Moisés de Oliveira – “Casamento, Eu os declaro marido e mulher”; Leonardo Martins de Freitas – “Céu de Brigadeiro”

Sessão MIX: AULA ESPETÁCULO: “Todas as Horas do Fim: Torquato Neto”, com Toninho Vaz

Sessão de Gala: ESCRITAS RESILIENTES com Marcelo Labes, José Falero, Stenio Garden e Antônio Xerxenesky

Sessão Extra: Recital Luiz Melodia com Toninho Vaz e Renato Piau

Espaço Diana Corso

Contação de Histórias | 14h30 com Debora Lucia Martins de Freitas
Ciranda Literária | 16h com Leila Silveira

04 de outubro, segunda-feira – Quero ver como suporta me ver tão feliz
Auditório Mário Corso
Sessão Escolar: Jovens Escritoras Canoenses, com Ana Godoy e Ana Margareth, “O segredo do Ártico”

Sessão Pipoca: AULA ESPETÁCULO – “Clarice Lispector: A Hora da Estrela”, com Ana Mariano, Deborah Mutter, Cátia Simon

Sessão Autógrafos | 16 h no Café Literário – “As Escolhas de Nina”, de Jairo Luiz de Souza, “Feito a Quatro Mãos”, prof. Angela EMEF, “Mulher é teu nome” – Mari Regina Rigo

Sessão de Gala: ESCRITAS DE MULHER, com Heloisa Buarque, Diana Corso, Claudia Tajes

Sessão Extra: Adriana Deffenti

Espaço Diana Corso
Escritores Canoenses | 14h30 – Chico Neto OK e Henrique Martins de Freitas
Encontro Ex-Patronas da Feira do Livro | 16h

05 de outubro, terça-feira – A poesia é a prova dos nove

Sessão Escolar | Escritores Canoenses com Fernando Almeida Poeta, Marlise Pozzatti, Rogério Madrid

Sessão Pipoca | AULA ESPETÁCULO – “Bob Dylan, músico e poeta”, com Eduardo Bueno

Sessão de Autógrafos | “Pelas Quadrinhas da Minha Poética”, de Henrique Martins de Freitas, “Gurizito Campeiro, de Fernando Almeida Poeta e Lucia Helena da Rosa Minozzo – “Giz de Cera”

Sessão MIX | SARAU ENTREVERBO #43

Sessão de Gala: ESCRITAS POÉTICAS com Eucanaã Ferraz, Ricardo Silvestrin, Altair Martins e Paula Teitelbaum

Espaço Diana Corso

Contação de Histórias – 14h30 com Clair Liska

16h – Filósofo dos Quadrinhos e Daiane de Ramos Irschlinger

17h30 – “Eu sou Assim” Josué Stein Pedroso (SME), Rodrigo Mule “Conquistando o Impossível com o pé esquerdo” – mediação José Canabarro

06 de outubro, quarta-feira – Minha Pátria é minha língua

Sessão Escolar: Sessão Ulbra (virtual): “Tecnologias e Criatividade na Sala de Aula”

11h – PALESTRA – Ayesha Harrunda Attag (online) – Mediador: Bernardo Bueno (PUCRS)

Sessão Pipoca | PALESTRA com Kathrin Rosenfield – “Escritas do Fim do Mundo”

Sessão Autógrafos | CAFÉ LITERÁRIO com Julia Adriane de Barros ( Recettes et combinaisons faciles), Chico Neto (“As Aventuras de Lucas”) e Sonia Santos Rosa ( “As aventuras do Hiperativo na Pandemia”

Sessão MIX | PALESTRA para professores no Campus Unirritter – “Grande Sertão: Escola” com Fábio Leal e convidados

Sessão de Gala | 20h – ESCRITAS DO FIM DO MUNDO (online) – com Alexandra Lucas Coelho, Isabela Figueiredo, Paulo Ricardo (PUCRS) e Afonso Reis Cabral

Espaço Diana Corso

Contação de Histórias – Associação Pestalozzi de Canoas
Confraria dos Poetas, com Maria Santos Rigo

07 de outubro, quinta-feira – Longa jornada noite adentro

10 horas – Hora do Conto – Rimas da Joaninha – Professora Maluquinha Christiane Oliveira e Duda Gasparoni)

Local: Auditório Mário Corso – Praça da Bandeira

Sessão Pipoca | Universidade – 15 h (PUCRS): MEU PRIMEIRO LIVRO com Arthur Telló e Cristiano Baldi

Sessão de Autógrafos: 16h – Café Literário – Ancila Dani Martins (“ 80 Anos de Canoas”), Daniel Ricci Araújo (“Uma vontade inadiável de acabar com este mundo”), Maria Eduarda Novaes (“Superlativo Absoluto Poético”)

Sessão MIX: PALESTRA – “De artista para artista: Histórias de um professor que chegou aos palcos”, com André Damasceno

Sessão de Gala: ESCRITAS DISTÓPICAS com Chico Marshall, Joca Terron, Daniel Galera e Caetano Galindo

Sessão Extra: Mulheres de Machado (peça UNILASALLE), 20h, Teatro do SESC

Espaço Diana Corso

14h30 – Rosaide Gomes dos Santos e Jairo Luiz de Souza

08 de outubro, sexta-feira – Quem lê tanta notícia?

10h – Sessão Canoense – Literatura e Direito  (Transmitido) Tiago Castilho e Valdir Florisbal Yung

Local: Auditório Mário Corso – Praça da Bandeira 

14h30 – Sessão Pipoca: “A música popular e a identidade brasileira” com Juarez Fonseca, Arthur de Faria e Luiz Tatit

Sessão ULBRA (online): 15 h – PALESTRA “ Literatura Infanto-Juvenil: Práticas de Leitura na Escola” com Mariene Rheinnheimer

Sessão de Autógrafos: Rosaide Gomes dos Santos – “Chapeuzinho, Lobos viam internet”; Jean Icaro: “Cura gay – não há cura para o que não é doença”

Sessão MIX UNIRITTER: PALESTRA “Brinquedo é Coisa Séria” com Fábio Leal e convidados

Sessão de Gala: ESCRITAS MIDIÁTICAS com Juremir Machado da Silva, Nílson Souza, Luiz Gonzaga Lopes e Mario Corso – mediação: Jeison Silva

Sessão Extra: Rodrigo Nassif Violão e Jazz

09 de outubro, sábado

Auditório Mário Corso
Sessão Escolar: Escritores Canoenses com Ancila Dani Martins e Demétrio Alves Leite

Sessão Pipoca: Teatro e Literatura: Aproximações e Distanciamentos com Luiz Paulo Vasconcellos, Marcelo Ádams (“Adolphe Appia: Atuação Teatral, Música e Espaço”), Diones Camargo (“A Mulher Arrastada”), Marcelo Militão. Mediação: Fernando Zugno

Sessão Autógrafos: Henrique Veber, Mari Regina Rigo, Alexandre Agostini, “Arquipélago”

Sessão MIX: 8º ENCONTRO DAS CASAS DO POETA DO BRASIL e SARAU CAFEZINHO POÉTICO

Sessão de Gala: ESCRITAS URGENTES, com Fernando Ramos, Clarice Muller, Priscila Pasko e Samir Machado de Machado

Sessão Extra: Glau Barros, part. Especial: Luciara Batista

Espaço Diana Corso

Contação de Histórias – Bruno Prandini

Sessão MIX: 17h – “Língua e Liberdade: Guimarães Rosa contra a Gramática Portuguesa” Fábio Leal e convidados UniRitter

10 de outubro, domingo – O inferno são os outros

Sessão Escolar: SARAU (online), com Clô Barcellos e Lilian Rocha

Sessão Pipoca | 15h UNILASALLE: Encontro com Cleusa Graebin – Palestra sobre pesquisas canoenses

Sessão de Autógrafos (Café Literário), com Ladimir Luiz Marchioretto (“O último pirata de Floripa”) e Lucia Regina L. da Rosa ( Contos de Amor e Amizade”)

Sessão MIX: 15h30 – CANOAS COLETIVO DE DANÇA

Sessão de Gala: ESCRITAS CLÁSSICAS – “Os gigantes da palavra”, com Armindo Trevisan, Gilberto Schwartsmann, Sergius Gonzaga e Luís Augusto Fischer

Sessão Extra: Homenagens da Feira: 100 Anos JOSUÉ GUIMARÃES, por Sergius Gonzaga, Walter Galvani e Decio Dalke

Espaço Diana Corso

14h: Encontro com a Coordenadoria da Juventude
16h: Palestra ACE Meio Ambiente com Walter Kune
17h30: Palestra ACE Segurança Pública com Rosane Luisa da Cunha
_________

11 de outubro, segunda-feira
Sessão Escolar: Escritores Canoenses, com Igor Bueno e Ana Carolina Rodrigues

Sessão ULBRA (online): 11 h | PALESTRA “Gestão: Desafios e Perspectivas” com Luciane Peixoto Cordeiro

Sessão Pipoca: AULA ESPETÁCULO – “A queda para o Alto: Caio F. e João Gilberto Noll”, com Flavio Ilha, Márcia Ivana e Cristiano Goldschmidt

Sessão de autógrafos: “Infiltração policial: da tradicional à virtual” e “Investigação de lavagem de dinheiro e enfrentamento à corrupção no Brasil”, com Emerson Wendt e Cristiano de Castro Reschke

Sessão ULBRA (online): 16h | PALESTRA “ Antropoceno, Educação para Sustentabilidade e os Limites do Planeta” com Letícia Azambuja Lopes

Sessão MIX: Momento Regional com Luiz Carlos Borges

Sessão de Gala: ESCRITAS DE LIVRARIA com Nanni Rios, Milton Ribeiro e Ricardo Barbarena

Sessão Extra: 20h30 – Zé Caradípia

________

12 de outubro, terça-feira

ESPECIAL DIA DA CRIANÇA: 11h às 15 h – CONCURSO GEEK AVANTE

Sessão Pipoca PUCRS: 15 h Oficina online “Escrita Criativa para crianças e adolescentes” com Bernardo Bueno e Janaína Baladão de Aguiar

Espaço Diana Corso: 14 h – Gelson Bini (Guia de Leitura Rock) Mediação de Leitura Sesc

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO – 16h30
Local: Praça da Bandeira COCAN
Show de Encerramento: 18h30 min LITERARTE (no Sesc Canoas, ação UNILASALLE)

Texto: Assessoria de Flor em Flor

Fonte: Assessoria de Imprensa – Assessoria de Flor em Flor e colaboração Ecom





Artigos Relacionados

Fique conectado

2,758FãsCurtir
2,655SeguidoresSeguir
856InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias