Canoas avançando firme e forte na vacinação contra a Covid-19 para grupos das comorbidades

Canoas avançando firme e forte na vacinação contra a Covid-19 para grupos das comorbidades

A Secretaria Municipal da Saúde de Canoas dará início à segunda fase da vacinação contra a Covid-19 para o grupo de comorbidades, prevista no Plano Nacional de Imunização. Nesta etapa, serão contemplados as pessoas a partir de 40 anos que se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Poderão vacinar, ainda, gestantes e puérperas, acima de 18 anos, com ou sem comorbidades. A aplicação das doses acontece a partir desta segunda-feira (10), nas 27 unidades básicas de saúde do município, das 8h às 12h.

Para se vacinar, é obrigatória a apresentação de documento de identidade com CPF, comprovante de residência em Canoas e atestado médico que comprove a comorbidade. Os pacientes já atendidos na rede pública municipal devem procurar a sua unidade básica de referência para obter a comprovação. O Ministério da Saúde definiu 22 categorias de problemas crônicos de saúde (confira a lista abaixo).

A orientação é para que se respeite o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação da dose da vacina contra a Covid-19 e a administração da vacina da gripe ou outra do calendário nacional. A prioridade, no entanto, deve ser da vacina Covid-19, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Confira o cronograma de vacinação:

Horário: 8h às 12h

Locais: nas 27 UBSs

Segunda-feira (10) – Pessoas com comorbidades a partir de 52 anos

Terça-feira (11) – Pessoas com comorbidades a partir de 49 anos

Quarta-feira (12) – Pessoas com comorbidades a partir de 46 anos

Quinta-feira (13) – Pessoas com comorbidades a partir de 43 anos

Sexta-feira (14) – Pessoas com comorbidades a partir de 40 anos

Grupo de comorbidades:

Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênitas no adulto; Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida, Síndrome de Down; Cirrose hepática.

A íntegra das etapas das comorbidades pode ser consultada no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19.

Para obter informações e esclarecer dúvidas sobre a Covid-19 e a vacinação, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde pelo 0800 647 0156 e o WhatsApp (51) 3425-7623 – ZAP Saúde Canoas.

Deixe um comentário

Envie um Comentário