Canoas: com mais de 16,8 mil atendimentos, canais de comunicação da Saúde auxiliam a população a esclarecer dúvidas na pandemia

Canoas: com mais de 16,8 mil atendimentos, canais de comunicação da Saúde auxiliam a população a esclarecer dúvidas na pandemia

Os canais de comunicação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas, desde o lançamento há cinco meses, tornaram-se ferramentas importantes para esclarecer dúvidas e prestar orientações à população, principalmente sobre a vacinação contra a Covid-19. Por ligação, através do número 0800, ou por mensagem, via Zap da Saúde, é possível obter informações sobre, por exemplo, a faixa etária que está recebendo a vacina no momento, locais de imunização e documentos que devem ser apresentados nas unidades de saúde. Foram mais de 15 mil atendimentos até o final de junho.

Embora a vacinação seja o tema mais recorrente, os serviços auxiliam os canoenses em relação a assuntos diversos relacionados à rede de saúde pública do município. Também são esclarecidas dúvidas de como proceder em caso de sintomas da Covid-19 e demais atendimentos disponíveis na rede SUS, como consultas e exames.

O diretor de Tecnologia e Inovação em Saúde (DTIS), Tiago Machado, destaca que os serviços buscam facilitar o acesso da população às informações. No caso do Zap Saúde Canoas, ele ressalta que a ferramenta tem se mostrado exitosa em ampliar o acesso à informação e aproximar a Prefeitura do cidadão canoense.

Canais de comunicação

Para obter informações e esclarecer dúvidas, a população pode entrar em contato com a Secretaria Municipal da Saúde pelo 0800 647 0156 ou pelo WhatsApp (51) 3425-7623 – ZAP Saúde Canoas (somente mensagem de texto), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Em caso de sugestões, críticas ou reclamações, a comunidade tem à disposição, desde o início de abril, o “Zap Saúde Canoas – Ouvidoria”, que funciona pelo (51) 3425-7628. Os atendentes registram o caso no sistema e fornecem um número de protocolo para acompanhamento da demanda, a exemplo do que já acontecia nos atendimentos presenciais ou por telefone. A medida busca proteger profissionais e usuários do SUS, evitando aglomerações e freando o contágio de Covid-19.

O Zap da Ouvidoria, implantado no mês de abril pela DTIS e pela Diretoria de Relacionamento com o Cidadão, da SMS, funciona somente para contatos por mensagem, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para ligações, permanece o serviço pelos telefones (51) 3425-7628 e 3425-7623, além do atendimento presencial na Secretaria da Saúde (Rua. Dr. Barcelos, 1600, Centro).

Número de atendimentos (até 30 de junho)

TeleCovid 0800: 9.209 ligações
ZAP Saúde Canoas – Covid: 6.139 pessoas atendidas 
Zap Saúde Canoas – Ouvidoria: 1.470 atendimentos

Fonte: Escritório de Comunicação – PMC

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