Canoas registra queda no número de casos e de óbitos por Covid-19

Canoas registra queda no número de casos e de óbitos por Covid-19

O município de Canoas registra, em junho, queda no número de casos e de óbitos por Covid-19. O total de casos na comparação das últimas duas semanas epidemiológicas, que contabiliza as notificações entre os dias 6 e 19, caiu de 546 para 450, numa redução de 17,58%.

No mesmo período, os óbitos caíram 21,05%. Foram 54 mortes registradas em junho até o momento. O número é bem inferior aos registrados em abril e maio, quando as vítimas chegaram a 158 e 96, respectivamente.

Ocupação da UTI Covid é a segunda menor do ano

A taxa de ocupação de UTI Covid-19 chegou a 63,25% nesta segunda-feira (28), o segundo menor índice registrado desde janeiro de 2021, enquanto a média do Estado era de 83%. São 74 pacientes internados em leitos de terapia intensiva no município. Em leitos clínicos, o número de pacientes é de 49, um índice de 29,17% em relação à capacidade, um dos mais baixos do ano.

A estabilidade nas taxas de ocupação de UTI e Enfermaria Covid, nas últimas semanas, principalmente em um momento em que outros municípios registram alta nas internações, deve-se à diminuição da pressão no sistema de saúde de Canoas, resultado da combinação entre a redução de novas internações e a alta hospitalar de pacientes. Atualmente, a rede hospitalar do município opera com 117 leitos de UTI Covid e 168 de Enfermaria.

Queda dos indicadores

A queda nos indicadores está associada a um conjunto de fatores, explica o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos. “Esse cenário está relacionado ao avanço da vacinação e da testagem em massa no município”, afirma. Ele destaca, ainda, a ampliação da capacidade de atendimento da rede pública e o papel fundamental da população, que tem mantido as medidas de prevenção e o distanciamento social.

Testagem – Canoas é uma das cidades gaúchas que mais investiu na testagem da população. Somente em 2021, já foram realizados quase 107 mil testes. Desse total, mais de 63,1 mil ocorreram nos cinco centros de testagem abertos pela Prefeitura no início de março. Nos locais, é possível realizar teste rápido e o RT-PCR, mediante requisição médica, sem necessidade de marcação de horário. Os serviços, distribuídos nos quatro quadrantes da cidade e na região central, funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Vacinação – Até o momento, 134.583 pessoas receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Canoas. Ao todo, 45.589 já fizeram a segunda aplicação, necessária para completar o esquema vacinal e garantir maior proteção contra a doença.

Segundo o boletim epidemiológico desta segunda-feira (28), foram 29 novos casos notificados nas últimas 24 horas. São 44.171 canoenses infectados pelo coronavírus e 41.760 recuperados. Ao todo, desde o início da pandemia, 1.513 pessoas perderam a vida em decorrência da Covid-19.

Fonte: Escritório de Comunicação – PMC

Deixe um comentário

Envie um Comentário