Com mais de 111,3 mil testes realizados no ano e avanço da vacinação, Canoas tem redução nos casos de Covid-19

Com mais de 111,3 mil testes realizados no ano e avanço da vacinação, Canoas tem redução nos casos de Covid-19

Canoas alcançou, nesta quarta-feira (14), a marca de mais de 111,3 mil testes para detecção do corona vírus realizados em 2021. Com a ampliação da testagem e o avanço na vacinação contra a Covid-19, o município vive um período de queda nos indicadores. 

Com base nos dados das últimas cinco semanas epidemiológicas, o número de novos casos aparece em queda gradativa, baixando de 539 para 201, até a última terça-feira (13). Entre 20 de junho e 10 de julho, a redução foi de 52,61%. Com isso, a média diária semanal caiu de 54,6 para 28,7. No mesmo período, os óbitos reduziram de 22 para 13. 

Para o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, a redução nos casos está ligada a um conjunto de fatores, que incluem a ampliação da testagem e o avanço da vacinação. “Destaca-se, ainda, a ampliação da capacidade de atendimento na rede pública e os cuidados adotados pela população”, afirma. 

Apesar da melhora nos indicadores, o secretário reforça que não é momento de relaxar os cuidados com a prevenção. “Mesmo quem já se vacinou, inclusive com as duas doses ou a dose única, não pode se descuidar”, enfatiza Lemos. Higienizar as mãos com frequência, usar álcool em gel e utilizar a máscara corretamente são medidas essenciais. Além disso, deve-se manter os ambientes arejados e evitar aglomerações. 

Testagem

Dos 111.351 testes realizados até 13 de julho, cerca de 60% foram feitos nos cinco centros de testagem abertos pela Prefeitura. Em funcionamento desde o início de março, os serviços possibilitaram um crescimento significativo na média diária de exames. Nos locais, que funcionam sem necessidade de agendamento, são realizados testes rápidos e o RT-PCR, único que necessita de requisição médica. O aumento da testagem permite, por exemplo, identificar os casos positivos, principalmente entre pessoas assintomáticas, e isolar essas pessoas, freando o contágio. 

Vacinação

Em Canoas, 155.931 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Até a tarde desta quarta-feira, mais de 61 mil  já haviam completado o esquema vacinal com as duas doses ou o imunizante de dose única. 

Ocupação da UTI Covid

A redução nos indicadores é sentida também na ocupação hospitalar, com percentuais em baixa desde o mês de junho. Nesta quarta-feira, a taxa de ocupação de UTI Covid-19 estava em 31,62%. Segundo dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde, 37 pacientes estavam internados em unidades de terapia intensiva. Já nos leitos clínicos, o índice era de 25%. Atualmente, a rede do município opera com 117 leitos de UTI Covid e 168 de Enfermaria. 

Desde o início da pandemia, o número de contaminados pelo coronavírus chega a 44.979 e o de recuperados fica em 42.722. Ao todo, 1.558 pessoas perderam a vida em decorrência da Covid-19. 

Deixe um comentário

Envie um Comentário