20.8 C
Porto Alegre
28 de novembro de 2021
-Patrocinado-spot_img

Covid-19: Para ampliar número de imunizados, prefeitura de Porto Alegre realiza a Parada da Vacina

A prefeitura, através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e das secretarias municipais de Mobilidade Urbana (Smmu) e de Saúde (SMS), realizam nas próximas sextas-feiras, 19 e 26, uma operação especial para ampliar o número de vacinados contra a Covid-19 na Capital, que já é um dos mais altos do país. “O objetivo é facilitar o acesso ao imunizante para o cidadão completar o esquema vacinal em trânsito e conscientizar a população sobre a importância da segunda dose”, destaca o diretor de Operações da EPTC, Cirilo Faé.

Na ação, batizada de Parada da Vacina, não haverá qualquer tipo de fiscalização dos condutores e seus veículos. Durante a abordagem, os motoristas e passageiros que desejarem se vacinar serão convidados pelos agentes da EPTC e terão a oportunidade de receber, na hora, a primeira dose ou segunda dose de Coronavac/Butantan, AstraZeneca/Oxford/Fiocruz ou Pfizer/BioNTech e dose de reforço. A ação conta também com o apoio da Brigada Militar.

As abordagens vão ocorrer em locais com grande circulação de pessoas, das 21h até a meia-noite. Nesta sexta-feira, 19, a ação ocorre na av. Goethe, sentido Sul-Norte, no bairro Moinhos de Ventos, embaixo da passarela do Parcão. Na semana seguinte, dia 26, a operação vai estar na rua José do Patrocínio, na Cidade Baixa, entre as ruas da República e Luiz Afonso, no mesmo horário.

Documentação – Para receber a segunda dose ou dose de reforço, é preciso apresentar documento de identidade com CPF e carteirinha de vacinação.

Para ter acesso à Carteira Nacional Digital de Vacinação Covid-19 no celular e comprovar a imunização, a prefeitura incentiva a população a baixar o aplicativo Conecte SUS (Android ou IOS), que registra os atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS). Assim que receber a vacina, o cidadão terá a dose registrada no app e poderá consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação, a data em que a dose foi tomada, além de salvar ou imprimir o seu certificado.

Cobertura vacinal – Desde o início da campanha de vacinação, foram imunizadas em Porto Alegre 1.203.166 pessoas (99,3% da população acima de 12 anos) com pelo menos uma dose da vacina, e 1.037.905 (85,7% deste público) com o esquema vacinal completo (D2 das vacinas Butantan, AstraZeneca e Pfizer ou dose única da Janssen).

O monitoramento das doses aplicadas e da cobertura vacinal da população-alvo pode ser feito pelo Vacinômetro da SMS, que apresenta números de doses aplicadas pelos grupos prioritários em cada etapa do processo, em dose 1 e esquema completo (somados os indivíduos com duas doses do imunizante e uma dose das vacinas com esquema de dose única). Pela ferramenta, também é possível acompanhar o número de remessas recebidas pelo município, doses aplicadas pelo estabelecimento e doses aplicadas diariamente. Em 3 de agosto, o Vacinômetro passou a utilizar os dados do sistema do Ministério de Saúde, qualificando a apresentação à população.

Desde 23 de setembro, Porto Alegre permite a vacinação de todos os seus moradores, inclusive dos adolescentes de 12 a 17 anos, com ou sem comorbidades.





Artigos Relacionados

Fique conectado

2,758FãsCurtir
2,655SeguidoresSeguir
856InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias