Governo Bolsonaro levou água do Rio São Francisco ao Ceará. Resultado: Trigo surpreende no Ceará com precocidade e alta produtividade

Graças ao Governo Bolsonaro que conclui as obras de transposição do Rio São Francisco, o Ceará está produzindo Trigo e outras culturas com grande qualidade e produtividade.

Uma viagem do empresário Alexandre Sales em 2018 à China serviu de inspiração para um projeto de plantio de trigo no ensolarado e seco Ceará que já colheu resultados que surpreenderam até o chefe-geral da Embrapa Trigo, Osvaldo Vasconcelos, que pesquisa a cultura há mais de 20 anos. O grão, principal cultura de inverno do Brasil, foi plantado em parceria com a Agrícola Famosa, maior produtora e exportadora mundial de melão e melancia, e ficou pronto para colheita em tempo recorde, com uma produtividade de 5.300 kg por hectare, só perdendo para o colhido no Cerrado.

O presidente Jair Bolsonaro inaugurou trecho da transposição canal do rio  São Francisco no estado do Ceará - Fotos Publicas

Nunca imaginei colher trigo em apenas 75 dias. Isso é tempo de safra de feijão”, disse o pesquisador da Embrapa. Para comparar, na região sul, responsável pela produção de 85% do trigo nacional, a produtividade média é de 2.500 kg por hectare e a colheita ocorre entre 140 e 180 dias após o plantio. No Cerrado, nesse mesmo período, a produtividade média é de 5.500 kg por hectare, mas há plantios irrigados que chegam a 8.000 kg/ha. Com término das obras pelo Governo Bolsonaro, o empresário (e outros agricultores) conseguiram plantações maravilhosas e já podem começar a comemorar outras grandes safras.

No Governo Lula/Dilma as obras de transposição do Rio São Francisco eram um Elefante Branco. Bastou o Governo Bolsonaro investir certo e não roubar que a água chegou até o Ceará.

Deixe um comentário