Infectologista esclarece dúvidas sobre CoronaVac e AstraZeneca

Infectologista esclarece dúvidas sobre CoronaVac e AstraZeneca

Nos testes realizados no Brasil, após três semanas de aplicação da primeira dose, a vacina CoronaVac apresentou 50,38% de eficácia global. Já a AstraZeneca, produzida em Oxford, registrou 76%. Ainda assim, os números suscitam dúvidas em parte da população quando o assunto diz respeito aos imunizantes contra a Covid-19. Para esclarecer as principais questões relacionadas ao tema, a infectologista e gerente médica do Hospital da Mulher (HM), Sarah Dominique Dellabianca, dá orientações importantes sobre a eficácia e os efeitos das vacinas.

De acordo com Dominique, ambas as vacinas são seguras e, por isso, a maioria das pessoas pode receber o imunizante. Ela explicou que a CoronaVac adota o coronavírus inativado, sem vida, o que impede uma hipotética infecção da doença, enquanto a vacina AstraZeneca é feita com um adenovírus de chimpanzé, não o coronavírus, mas, um vírus modificado geneticamente que não é causador de doença em seres humanos.

Talvez as pessoas estejam amedrontadas com o fato de a eficácia geral da CoronaVac ter uma porcentagem de pouco mais de 50%, que é o permitido para uso emergencial numa situação de pandemia, enquanto a da AstraZeneca tem uma eficácia acima de 70%, demonstrando, assim, uma superioridade, teoricamente, muito maior que 50%. Mas, na verdade, o que precisa ser esclarecido é que tanto uma quanto a outra impedem desfechos graves do adoecimento provocado pelo novo coronavírus”, garantiu a infectologista do HM.

De acordo com a especialista, a resposta imunológica com a CoronaVac ocorre dentro de 14 a 28 dias após a primeira dose da vacina, sendo necessária uma segunda dose o mesmo período. “Sabemos que entre e a primeira e a segunda dose já se inicia o processo de produção de anticorpos. Porém, o corpo só vai responder de forma eficaz com as duas doses associadas, com distância de duas a quatro semanas entre elas. Por esta razão, quem tomou a primeira dose, deve continuar se protegendo, porque ainda não está imunizado”, destacou Sarah Dominique.

Vacina CoronaVac tem eficácia contra a Covid 19. Já a vacina AstraZeneca tem 76% de eficácia contra infecções sintomáticas após uma única dose. Assim como a CoronaVac, o corpo também começa a produzir anticorpos entre 14 a 28 dias.

Deixe um comentário

Envie um Comentário