16.5 C
Porto Alegre
14 de agosto de 2022
-Patrocinado-

Iniciam as entregas dos benefícios da 2ª edição do Canoas do Bem

Iniciou na tarde desta terça-feira (19), a entrega dos benefícios da 2ª edição do Canoas do Bem, que tem como objetivo acabar com os maus-tratos aos cavalos e com o uso de veículos de tração animal na cidade.

Nesta 2ª etapa, 24 condutores de carroças foram habilitados a participar do Canoas do Bem, que oferece ajuda financeira mensal de R$ 300, auxílio transporte de R$ 96, cestas básicas, cursos de qualificação e triciclos para reciclagem.

O prefeito em exercício, Nedy de Vargas Marques, participou da entrega, realizada na Subprefeitura Sudoeste, e destacou a importância do programa, que também se preocupa com a renda das famílias.

“Estamos tirando das ruas os cavalos, que sofriam muito puxando as carroças. Vamos dar uma vida digna para estes animais, mas sem deixar de ter um olhar voltado também para as pessoas, garantindo condições para que possam recomeçar”, enfatizou o prefeito.

Solange Martins de Oliveira, de 53 anos, é moradora do bairro Mato Grande e uma das participantes do programa. Ela foi a primeira a receber o triciclo e destaca que o Canoas do Bem veio em boa hora.

“Pra mim foi muito bom, principalmente agora, durante o inverno, já que passamos muito trabalho levando e buscando o cavalo no campo. Fora que as vezes não temos dinheiro para comprar milho e outras coisas que os cavalos precisam. Foi bom para nós quanto para os animais”, destaca Solange.

William Santos Moraes, 23 anos, também é morador do bairro Mato Grande e estava contente com os benefícios obtidos. “Eu cuidava do meu cavalo, mas a gente sabe que não são todos que têm esse cuidado. Então fico feliz, porque vai garantir que não vai mais ter maus-tratos e ainda nos ajuda bastante”, afirma.

“Estamos garantindo o cumprimento da Lei 6.494, de 2021, que estabeleceu o fim dos veículos de tração animal em Canoas. Por isso, o Canoas do Bem é um instrumento muito importante para realizarmos esta transição da melhor forma possível, pensando tanto nos animais, quanto nas pessoas”, afirma a secretária da SEBEA, Cristiane Amabile.

Os benefícios do programa vão continuar sendo entregues até esta sexta-feira (22) por regiões, e os locais e horários seguem conforme a lista abaixo:

Dia 20/07, às 14h30: Região Nordeste
Local: Ginásio CAIC (Av. 17 de Abril, s/nº – Bairro Guajuviras)

Dia 21, às 14h30: Região Noroeste
Local: Centro Social Urbano (Av. Rio Grande do Sul, 1790 – Bairro Mathias Velho

Dia 22, às 14h30: Região Sudeste
Local: Praça da Juventude (Rua Itamar Mattos de Maia, s/nº – Bairro Niterói)

Carroças proibidas por lei
A Lei 6.164, de 2018, estabeleceu um prazo de dois anos para que os veículos de tração animal fossem proibidos de circular na cidade. No entanto, a legislação por si só não foi suficiente para garantir a libertação dos cavalos e a proteção social dos condutores.

A nova Lei 6.494, aprovada em 28 de outubro de 2021, instituiu o programa Canoas do Bem, garantindo as condições necessárias para a libertação dos cavalos. O condutor de carroças que descumprir a lei poderá levar multa e ter o animal e a carroça apreendidos.

Fonte: Escritório de Comunicação – PMC

- Patrocinado -

Artigos Relacionados

Fique conectado

2,758FãsCurtir
2,655SeguidoresSeguir
856InscritosInscrever

Últimas Notícias