20.8 C
Porto Alegre
28 de novembro de 2021
-Patrocinado-spot_img

Mobilidade e Desenvolvimento de Canoas é tema de conferência nesta segunda-feira (21/6)

Canoas vem se preparando para ser uma cidade do futuro, aliando desenvolvimento econômico e social à inclusão, sustentabilidade e a iniciativas inteligentes. Para isso, a Prefeitura de Canoas está desenvolvendo um projeto contemporâneo de mobilidade, o que irá qualificar significativamente o transporte público, com novas tecnologias e alternativas para reduzir a emissão de carbono, como o aeromóvel.

Para debater o assunto, a Prefeitura de Canoas vai promover a Conferência Municipal de Mobilidade e Desenvolvimento, com palestras e bate-papos com profissionais e engenheiros renomados da área de mobilidade urbana. O evento é em alusão ao aniversário de 82 anos de Canoas e acontece nesta segunda-feira (21), a partir das 13h30, no ParkShopping Canoas. A Conferência terá transmissão ao vivo pelo Facebook e pelo YouTube da Prefeitura.

Entre outros modais, um dos assuntos da Conferência é o aeromóvel, que está exposto no pátio do ParkShopping para visitação. O objetivo da Prefeitura, agora, é atrair parcerias privadas para o projeto, que prevê 18 km de trilhos aéreos e tem uma estimativa de 82 mil passageiros por dia.

Na Conferência, o prefeito Jairo Jorge assinará o documento Cites Race to Zero, que é uma campanha global, liderada pelos Promotores do Clima de Alto Nível para Ação Climática das Nações Unidas. Neste documento, o município se compromete com a Agenda 2030 e com metas de redução das emissões líquidas de gases de efeito estufa, prevendo a redução de 50% das emissões até 2030 e a redução total das emissões líquidas até 2050.

Redução de carbono

Em 2020, foi finalizado o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) de Canoas, com base em dados de 2018 e 2019, cujo resultado aponta que os três principais responsáveis pela emissão de GEE em Canoas são a refinaria de Petróleo (1º), o setor de transportes (2º) e o setor de resíduos (3º).

A partir dessas informações, o passo seguinte é elaborar o Plano de Ação Climática (PAC), um documento estratégico em que se define quais serão as ações a serem empreendidas pelo município para responder às mudanças climáticas. O aeromóvel é o principal projeto de Canoas neste sentido.

Programação da Conferência de Mobilidade e Desenvolvimento

13h30 às 14h – Abertura com o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e com o chefe de gabinete do Ministério do Desenvolvimento Regional, Fernando Diniz.

14h às 14h30 – Painel sobre as “As perspectivas para a mobilidade”, com o engenheiro de transportes e especialista em Mobilidade Urbana e Ativa, Rodrigo Tortoriello.

14:30 às 15h – Painel “Mobilidade Zero Carbono”, com a gerente de mobilidade urbana da WRI Brasil (World Resources Institute), Cristina Albuquerque.

15h às 15h30 – Painel “O Plano de Mobilidade de Canoas e suas principais diretrizes”, com a engenheira da Prefeitura de Canoas, Tânia Batistela.

15h30 às 15h45 – Painel “Estudos, Projetos e obras realizadas para um novo sistema de transporte”, com o engenheiro da Prefeitura de Canoas, Maurício da Rocha.

15h45 às 16h – Painel “Relação entre transporte público e desenho urbano”, com o presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires.

16h às 16h30 – Painel “A emissão de carbono em Canoas”, com o Secretário Executivo do ICLEI, organização internacional que promove o desenvolvimento sustentável, Rodrigo Perpétuo.

16h30 às 17h – Painel “Projeto Mobilidade Zero Carbono”, com o CEO da Aerom Sistemas de Transporte S.A, Marcus Coester.

Assinatura do prefeito Jairo Jorge na adesão à Rede Cities Race to Zero

17h às 17h30 – Encerramento.

Mais informações pelo site do evento: https://www.canoas.rs.gov.br/mobilidadeedesenvolvimento/

Fonte: Escritório de Comunicação – PMC





Artigos Relacionados

Fique conectado

2,758FãsCurtir
2,655SeguidoresSeguir
856InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias