Oficinas ensinam as tradições para alunos da rede municipal

Oficinas de vaca parada, canto, brinquedos de material reciclado, encilha e chimarrão, bocha e tava, história das danças e da culinária gaúcha, entre outras atividades culturais, fazem parte do evento teste da 28ª Semana Farroupilha de Canoas. A programação, que começou no dia 13, segue até amanhã, sexta-feira (17), com oficina de violão no Hangar Cultural, no bairro Guajuviras, e “Museu de Utensílios Antigos e Pilchas”, no CTG Raízes da Tradição, no Harmonia.

Na tarde desta quinta-feira (16), a campeã estadual de Vaca Parada Prendinha, Rafaela Saraiva, 9 anos, ministrou oficinas na mesma modalidade para a criançada da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Ledevino Piccinini. “O que eu mais gosto no movimento tradicionalista é laçar. Fico muito feliz em poder ensinar outras crianças”, destacou a garota, no Piquete Confirmados do Sul. “Agora, em cima do cavalo, estou aprendendo a laçar o boi”, conta empolgada a menina, ao lado de sua mãe Taiana Saraiva.

Moradora do bairro Mathias Velho, a cabeleireira diz que a filha Rafaela aprendeu a laçar aos 5 anos. “Ela cresceu no meio tradicionalista. É uma alegria ver ela ensinando os estudantes”, comentou Taiana. A patroa do Confirmados do Sul, Eliane Martins, acompanhou as oficinas. “Estamos extremamente felizes em retornar às atividades da Semana Farroupilha, com todos os cuidados. A gente se emociona ao ver essas oficinas que ensinam o legado da cultura gaúcha”, afirmou.

O público-alvo das atividades culturais são os estudantes das escolas municipais de Canoas. Toda a programação foi organizada pela Diretoria de Tradicionalismo da Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, que organizou a visitação dos alunos. Aluna do Jardim 2A da EMEI Ledevino Piccinini, a pequena Isabela, 5 anos, participou da oficina de Vaca Parada e já na primeira tentativa acertou o laço no chifre do animal de madeira. “Fiquei envergonhada, mas foi bem legal essa brincadeira”, contou.

Isabela participa das atividades culturais no Parque Eduardo Gomes

Fonte Escritório de Comunicação – PMC

Deixe um comentário