16.5 C
Porto Alegre
14 de agosto de 2022
-Patrocinado-

Polícia investiga jovem que se passava por desembargador do Tribunal de Justiça do RS

Em 2019, João Riél Manoel Hubner Nunes Vieira Telles de Oliveira Brito, de 31anos, se encontrou com o vice-presidente da República Hamilton Mourão apresentando-se como “desembargador do TJ/RS”. Até aí, tudo normal. Acontece que o jovem nunca foi advogado, muito menos desembargador, segundo investigação da Polícia Civil do RS.

Mourão e João 171

O falso desembargador, apesar da pouca idade, diz que cursou pós-doutorado em Direito em Lisboa. Também alega ser autor de mais de 30 obras próprias e coautor em mais de 200 antologias. Por fim, define-se como membro vitalício de várias Academias de Letras, institutos e associações afins.

Também afirmou que foi juiz leigo e conciliador no TJ/RS e na Justiça Federal do RS; juiz mediador e arbitral, pelo Tribunal de Mediação do RJ, membro do Conselho Regional dos Previdenciaristas do RS, pesquisador e “historiador nato”, palestrante e conferencista. Só faltou dizer que foi Prêmio Nobel de literatura, né?

João Riél Manuel
Ministro Kassio Nunes e João 171

Desde 2018, porém, João é investigado pela polícia por fraude e plágio. Ele teria entrado com pelo menos uma dezena de ações na comarca de Arroio do Tigre/RS, município de pouco mais de 13 mil habitantes, sem ter registro como advogado e constando na OAB apenas como estagiário, em inscrição já expirada.

As investigações apontam que Joãousava o número suspenso da OAB de uma advogada que se tornou juíza para assinar as ações.

No cadastro da CNA (Cadastro Nacional dos Advogados do Brasil), o gaúcho aparece como estagiário e com a inscrição cancelada.

Segundo a apuração policial, João teria usado plágio em seu trabalho de conclusão de curso e em obras que disse ter escrito.

Nos últimos anos, o falso desembargador se reuniu, além de Mourão, com diversos ministros do STF, políticos, reitores de universidades e até com Bolsonaro.

- Patrocinado -

Artigos Relacionados

Fique conectado

2,758FãsCurtir
2,655SeguidoresSeguir
856InscritosInscrever

Últimas Notícias