20.8 C
Porto Alegre
28 de novembro de 2021
-Patrocinado-spot_img

Por que não se come carne de cavalo?

Diante das prisões relacionadas ao comercio ilegal de carne de cavalo surge a questão, pode se comer carne de cavalo?

Deixamos bem claro que as prisões ocorridas foram devido ao comercio ilegal, ou seja estavam vendendo carne de cavalo por carne de boi, agravado ainda mais pelas condições sanitárias de abate, armazenamento e avaliação veterinária.

No Brasil, come-se boi, galinha, ovelha, porco, lebre, capivara, perdiz, preá e até ratão do banhado, mas não se come cavalo. Na Europa, essa carne é bem-vinda à mesa de países como França, Bélgica e Itália.

A carne de cavalo tem gosto ruim ou faz mal ao ser humano? A resposta é não às duas perguntas. A carne de cavalo é mais escura e mais magra do que a carne de boi. Quem comeu cita um “fundo” de nozes, prestando-se, inclusive, para ser comida crua ou mal passada. Então, por que, no Brasil, assim como nos EUA, a carne de cavalo não está presente à mesa, se a questão não é nem de saúde nem de paladar?

Segundo a antropologia, por uma questão eminentemente cultural: os ocidentais não comem as carnes daqueles animais aos quais dá nome e trata como se fossem da família. Por isso, não se come carne de cavalo, cachorro ou gato. De certa forma, cavalo é um animal de estimação. Só não dorme dentro de casa por razões óbvias.

Em 1946, nos Estados Unidos, diante do desabastecimento de gado provocado pela Segunda Guerra Mundial, o presidente Harry Truman autorizou o consumo de carne de cavalo. Tal medida foi considerada um ultraje pelo povo, dada a imagem desse animal no imaginário popular americano: companheiro fiel e inseparável daqueles que construíram e defenderam o país. Na década de 1970, o presidente Nixon também acenou com o consumo de carne de cavalo, medida igualmente rechaçada.

Portanto – e apenas por uma questão cultural -, cavalos podem puxar carroças e arados, além de servir de meio de transporte, mas bife no prato, nem pensar.





Artigos Relacionados

Fique conectado

2,758FãsCurtir
2,655SeguidoresSeguir
856InscritosInscrever
- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias