16.5 C
Porto Alegre
14 de agosto de 2022
-Patrocinado-

Prefeitura de Canoas quer qualificar o ensino na rede municipal

Com 14 votos favoráveis, a Câmara de Vereadores aprovou, na tarde desta terça-feira (28/12) o projeto de Lei que permite que a Prefeitura selecione os candidatos aos cargos de Diretor e Vice-Diretor das Escolas Municipais. O objetivo é fortalecer a gestão escolar com base no mérito e foco no conhecimento técnico, na visão sistêmica, no senso ético, na liderança, na comunicação e no comprometimento, que são a base para a melhoria da qualidade da educação.

Os novos diretores serão escolhidos pelo mérito, e serão avaliados pelos resultados da aprendizagem dos alunos e do crescimento da comunidade escolar. Uma instituição independente irá conduzir o processo seletivo. O processo de seleção pública de diretores de Canoas terá quatro etapas: prova escrita, avaliação das habilidades e da cultura organizacional, entrevista e análise dos títulos.

A intenção é fomentar, na rede de ensino, uma cultura de avaliação de conhecimentos específicos e comportamentais, que possibilitem aferir as habilidades gerenciais e os atributos pessoais necessários para o exercício dos cargos de direção da unidade escolar. O processo de seleção de diretores e vice-diretores para as escolas públicas municipais impacta diretamente no aprendizado e no rendimento dos alunos. Além disso, influencia na gestão pedagógica, gestão dos recursos financeiros e gestão de pessoas

A Secretaria Municipal da Educação de Canoas busca como referência municípios do estado do Ceará, que elevaram a qualidade de ensino após investirem no aprimoramento da gestão. Sobral, por exemplo, atingiu o IDEB 2019 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 8,4 nos anos iniciais, média muito acima da nacional, que é 5,7 e de Canoas, que é 5,3.

Fonte: Escritório de Comunicação – PMC

- Patrocinado -

Artigos Relacionados

Fique conectado

2,758FãsCurtir
2,655SeguidoresSeguir
856InscritosInscrever

Últimas Notícias